terça-feira, 15 de março de 2011

SEM MEDO DE ENVELHECER




O medo de envelhecer definitivamente não está em mim, porque acredito que cada dia
que vivo é um milagre, muitos já se foram sem viver o que já vivi ou o que ando vivendo agora...

É bom, desde cedo, colocar na cabeça que envelhecer é mais do que natural. É um processo gradativo de diversas transformações, ocorridas ao longo da existência do indivíduo.

Acho que o mais impressiona aos que temem a velhice não é nem no campo biológico ou psicológico, mas no campo sócio-cultural, em que, devido aos valores sociais e culturais, às crenças e aos estereótipos, o processo de envelhecimento é percepcionado como negativo. Imaginem só! Envelhecer! Perder o viço!

O principal medo das mulheres que conheço, está ligado à perda de seu poder de sedução. Ela teme não ser capaz de provocar a excitação, o desejo nos homens e sofre ao se perceber preterida em festas, nas ruas, nos lugares em que desejaria atrair olhares sobre si, como ocorria quando era jovem;

Algumas mulheres se deprimem a cada aniversário, a cada velinha apagada...

O objetivo deste texto, no auge dos meus quase 44 anos, é mudar essa concepção de velhice e mudar a minha própria velhice. Envelhecer não é algo negativo...Antes não morrer aos 15, 20, 30 anos como alguns amigos meus...

O modelo de referência para quase tudo que se relacione ao sucesso, beleza, sensualidade e valorização da mulher em nossa sociedade é a juventude. Esse processo é particularmente difícil para a mulher bonita, acostumada a atrair olhares por sua aparência. Ao envelhecer, ela começa a ter uma sensação de invisibilidade, isto é, deixa de atrair os olhares ao passar, como se não estivesse ali... Será?

Graças a Deus ainda não estou nesse precesso... Mas acredito que é por isso que muita gente tem medo de envelhecer. As mulheres principalmente...

Acho que nós mulheres valorizamos demais os homens...Pôxa! Eles também envelhecem! Ficam barrigudos... carecas... Porque a mulher tem que enfrentar plásticas, "entrar na faca"? se "acabar na academia", Se manter eternamente bela?

O segredo do saber envelhecer é conservar a autoestima, continuando a ser interessante para si própria...Mater amizade com todas as faixas etárias, apaixonar-se por alguém mais novo...porque não???

"Todos envelheceremos. A única alternativa ao NÃO envelhecimento é morrer jovem, o que não é, assim, uma grande opção...rsrsrsrs essa eu PULO!

Para algumas pessoas envelhecer significa a aproximação da morte, do fim da existência, aonde tudo termina e não tem mais volta... por isso o velho sempre é o outro. O horror que sentimos pelo envelhecimento é o medo de morrer, de nos tornar tão repugnante quanto o outro que fica cego, surdo, 'gagá', etc... 'Que horror se isso acontecer!' Mas todos envelhecem, é inevitável (a não ser quem morre cedo demais... por motivos diversos), então o que fazer? Deixar o tempo passar ficar velho e receber o preconceito dos mais jovens? Não!!! Os jovens serão os velhos de amanhã...( se o mundo não se acabar antes disso...)

Isso se chama GERASCOFOBIA! Medo de envelhecer!

Cabelos brancos...Todos teremos um dia também...

PRECONCEITO É PARA OS IGNORANTES!!!!

Compactuo com a idéia de que colhemos o que plantamos. Não tem como plantar arroz e colher milho. Plantar uma vida saudavel "desde sempre" e uma mente idem,dignidade física e mental...

E SEMPRE FAZER O BEM!


Del Montenegro

QUANDO EU ENVELHECER... MANDO UM POSTAL!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESPERO QUE GOSTEM DOS MEUS POEMAS E DIVULGUEM!